Trabalho de Conclusão de Curso

Uma parte muito importante do fechamento da graduação - e muito temida pelos alunos - é o Trabalho de Conclusão de Curso. Para conseguir o tão sonhado diploma todas/os graduandas/os precisam fazer e apresentar esse trabalho, também conhecido como TCC. Para elucidar os alunos e responder algumas das dúvidas mais frequentes sobre o tema, o Jornal A Matéria realizou uma entrevista com os atuais professores responsáveis pela disciplina, o Prof. Dr. Juliano Marini e o Prof. Dr. Marco Aurélio.

Algumas das perguntas que mais surgem são em relação ao orientador e ao tema do trabalho. Primeiramente, o tema deve permear a Engenharia de Materiais, ou seja, estar relacionado a pelo menos uma das linhas de atuação do Engenheiro de Materiais. Além disso, pela norma é indicado, ainda, que o tema seja dentro da ênfase escolhida pelo/a aluno/a. Vale ressaltar que não há necessidade do TCC ser experimental, inclusive, mesmo antes da pandemia, a maior parte dos trabalhos já consistia em análises teóricas. Hoje em dia, todos estão sendo dessa forma e à distância.

Uma vez com o tema em mente, o aluno deve procurar um professor para orientá-lo, cuja linha de pesquisa ou interesse seja no tópico escolhido para o TCC. Pede-se que a procura do orientador seja feita no semestre anterior ao da realização do TCC de fato, pois os professores têm um limite máximo de orientandos e, pelo prazo ser curto (menos de quatro meses), quanto antes começar a refletir sobre o assunto, melhor. 

Outro ponto muito questionado é sobre o tema poder estar relacionado com a Iniciação Científica (IC) ou Estágio. Aqui, é importante destacar que nenhum trabalho pode ser utilizado para duas funções diferentes, seja ele de alguma disciplina, projeto de extensão ou mesmo da IC ou estágio. Assim, é possível que o tema do TCC esteja relacionado a qualquer outro tema antes pesquisado (mesmo sigiloso), no entanto, ele não pode ser o mesmo. De modo prático, um/a estudante pode complementar seu projeto de IC já finalizado com algum resultado a ser obtido em uma pesquisa de TCC. Além disso, o/a orientador/a também pode ser o/a mesmo/a. 

Como em toda disciplina, a/o aluna/o deve ser avaliada/o. Nesse sentido, conta-se a defesa (monografia, apresentação e arguição - óbvio que um requisito fundamental é a entrega da monografia corrigida ao final do semestre) e uma avaliação durante o desenvolvimento (esta pode variar - pôster, artigos, escrita parcial -, mas está bem definida no plano de ensino da disciplina). Além da forma de avaliação, ao se inscrever na disciplina, o/a estudante recebe, também, um modelo padrão que respeita todas as normas da ABNT e pode ser acessado pelo AVA. Nele, há todas as partes necessárias, além da forma como elas devem ser apresentadas. Isso ocorre pelo fato, também, de todos os trabalhos desenvolvidos serem disponibilizados na plataforma da UFSCar.

A publicação de artigos a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso não é muito comum, por conta da orientação cessar após a finalização da disciplina. No entanto, se for da vontade de todos, pode haver, sim, a sua publicação.

Por fim, os professores fazem algumas recomendações a quem vai em busca do famoso canudo: “No início do semestre, leia tudo o que os professores passam (datas, avaliações etc.). Alertamos para escolher o tema antes de se inscrever na disciplina, pois quanto mais tempo para se organizar, mais fácil vai ser. Também, é importante verificar o tempo disponível para atuar no TCC a fim de terminar no tempo e prazo necessários. Às vezes o planejamento prévio ajuda a finalizar com menos percalços”.