As Ênfases

        A Engenharia de Materiais é um dos cursos mais tradicionais da Universidade Federal de São Carlos. Fundado em 1970, foi o primeiro curso de Engenharia de Materiais do Brasil, e atualmente é considerado um dos melhores cursos nessa área da engenharia tanto do Brasil quanto em toda a América do Sul.

        Ao longo do curso, os alunos têm que escolher a ênfase (ou as ênfases) que têm vontade de estudar mais a fundo, e as opções são, cerâmicas, polímeros e metais.

Ênfase Cerâmicas.png

        A ênfase em cerâmicas é um estudo voltado para os materiais cerâmicos e vítreos. Esses materiais são utilizados pela humanidade há milhares de anos, e têm sua importância até hoje, estando presentes no seu banheiro, no seu carro, nas paredes da sua casa e até na placa mãe do seu computador. No DEMa, pode-se encontrar laboratórios de ponta na área dos materiais cerâmicos, como por exemplo o LaMaV - Laboratório de Materiais Vítreos -, onde já foram desenvolvidos diversos novos materiais para várias aplicações diferentes. Estes têm grande importância, estando presentes em grandes setores da indústria, entre eles: setor eletrônico, aeroespacial, de saúde, nuclear, e muitos outros. Então há demanda para bons profissionais formados na área de cerâmicas.

Ênfase Metais.png        A ênfase em metais é um estudo das estruturas, processamentos e aplicações de materiais metálicos, que variam desde a área de implantes, passando pelos campos de construção civil, aparelhos eletrônicos, embalagens, até algumas aplicações em engenharia de energia. A área de metais, assim como as outras ênfases, tem papel fundamental em diversos tipos de inovação tecnológica. Para o surgimento de novos produtos e novas tecnologias, são sempre necessários novos materiais, e daí vem parte da importância, tanto da ênfase em metais, quanto do curso de Engenharia de Materiais em geral.

Ênfase Polímeros.png

        A ênfase em polímeros consiste em um estudo mais aprofundado na área de polímeros, ou plásticos, como é mais conhecida popularmente. Os polímeros estão presente em diversas partes do nosso dia-a-dia, podendo ser encontrados nas embalagens das compras que fazemos, nas roupas que usamos, nos nossos aparelhos eletrônicos, no acabamento de nossos carros e em diversas outras aplicações. Um profissional formado na área de polímeros pode trabalhar em vários setores da indústria, como no controle de qualidade ou com o desenvolvimento de novos polímeros para aplicações específicas, que podem acabar fazendo toda a diferença para a nossa sociedade.