Programa Duplo Diploma

cabeçalho

Para os alunos que têm a ambição de obter um duplo-diploma internacional, no DEMa temos a oportunidade do programa BRAFITEC (Brasil France Ingènieur Technologie), um acordo de intercâmbio bilateral entre o Brasil e a França, financiado pela CAPES. No caso do DEMa, tal acordo é com a Polytech Grenoble, uma École d'Ingénieur associada à Université Grenoble Alpes (UGA)

         BRAFITEC2    BRAFITEC3     BRAFITEC4              

Neste programa, são duas as possibilidades de intercâmbio. A primeira se baseia na permanência do aluno na universidade francesa por um ano, fazendo os cursos que desejar e sem a obrigação de aprovação em disciplinas. A segunda possibilidade consiste no duplo Diploma: o aluno é matriculado por dois anos na Polytech Grenoble, de forma a cumprir completamente dois anos de graduação, e, assim, ao final do programa, o aluno terá um diploma tanto da UFSCar quanto da Polytech Grenoble

Durante o programa de Duplo diploma, o aluno terá a possibilidade de realizar dois estágios: um de três meses, no final do seu primeiro ano, para o qual deverá participar de processos seletivos à parte, e outro ao final do segundo ano, que irá equivaler ao estágio obrigatório (PIEEG), e poderá ser realizado tanto na França quanto no Brasil. Além disso, o aluno aprovado também poderá receber alguns auxílios financeiros, como bolsas no exterior e segura saúde. Ao final do intercâmbio e com o retorno ao Brasil, o aluno tem a possibilidade de pedir equivalência pelas matérias realizadas durante o programa, e assim, consegue organizar sua grade para realizar quaisquer matérias que sejam necessárias. 

Todos os anos, é aberto um processo seletivo responsável por selecionar os alunos que farão parte deste programa, e qualquer aluno devidamente matriculado no curso de Engenharia de Materiais pode se inscrever. O número de vagas é variável com os anos e, para se inscrever, o aluno deve se atentar aos requisitos descritos pelo edital. 

BRAFITEC1