Estágio Obrigatório

        Há outra categoria além dos estágios realizados como atividades complementares, que são opcionais e valem 4 créditos. O estágio PIEEG – a sigla significa “Programa Integração Empresa-Escola-Governo” -, que é obrigatório, deve ser realizado no 4° ou 5° ano da graduação em empresas conveniadas. Esse estágio é um dos grandes diferenciais do curso do DEMa, sendo considerado um dos fatores responsáveis pela alta qualidade de seus egressos desde a sua criação, com o começo do curso (ou seja, todos os engenheiros formados aqui fizeram o Estágio PIEEG).

        Durante o estágio obrigatório, o aluno é acompanhado por dois responsáveis: o professor orientador, da instituição de ensino, e o supervisor da empresa. Esse acompanhamento é feito com o propósito de ancorar o/a aluno/a em ambos os alicerces e facilitar a comunicação e o desenvolvimento do trabalho no estágio. O/A estudante recebe visitas do professor orientador e elabora relatórios avaliados por ambos os supervisores. Ao final do programa, o/a estagiário/a deve apresentar suas experiências de forma aberta, a qual também é avaliada pela coordenação de estágios. Tudo isso constitui um intercâmbio muito importante para a empresa, universidade, professores e, claro, o/a aluno/a, que tem a oportunidade de se dedicar unicamente ao estágio durante seis meses, vivenciando e aprendendo tudo o que a vida fora da universidade pode ensinar.

        Outra informação importante é que, no semestre em que o graduando decide fazer o estágio PIEEG, este deve ser a única atividade ao longo do período. Isso ocorre, principalmente, para que o estudante possa se dedicar integralmente ao estágio. Um outro motivo é que existem oportunidades de estágio fora de São Carlos – caso o aluno optasse por cursar alguma disciplina presencial além do estágio, suas oportunidades seriam reduzidas, por conta da distância.

        Em entrevista ao Jornal A Matéria (projeto de extensão do DEMa), o professor Tomaz Ishikawa – um dos coordenadores do PIEEG - afirmou que a principal competência trabalhada pelo estágio é a responsabilidade: “O mercado de trabalho cobra a responsabilidade e a maturidade de uma forma bem mais ‘pesada’ do que as disciplinas da graduação. Então, o aluno só vai ter contato com essa cobrança no estágio. Isso faz com que você cresça muito. Ser aprovado na disciplina de estágio é provável que todos sejam. O mais importante é a impressão passada ao supervisor para que, mesmo o estagiário não sendo efetivado, seja criado um network para que as pessoas o conheçam. A preparação para isso vem desde o primeiro ano, com dedicação de corpo e alma”.

        Dentre as empresas que participam do programa de estágio PIEEG, encontram-se:Rhodia, Braskem, Saint Gobain, Alcoa, Sabic, Volkswagen, Ticona, CSN, Unipac, Eaton, Avon, Metso, Electrolux, Grupo Metal, ZF, Delta Cerâmica, Magnesita, Embraer, Arcelor, Caterpillar, Brasfanta, Resimax, NovaCor, BMC, Nadir, Villares Metals, Elfusa, Icasa, Natura, Dow, Synthes, Solvay, Petropol, Embrapa, Hydro, Procter & Gamble, Magmasoft, entre outras.

        Em suma, o estágio é um dos principais predicados da graduação em engenharia de materiais na UFSCar, que possibilita grande desenvolvimento pessoal e abre a possibilidade de networking aos que participam dessa experiência, contribuindo para o reconhecimento e prestígio do DEMa e seus profissionais por empresas e universidades de todo o mundo.