Atividades Complementares

Atividades Complementares são todas e quaisquer atividades de caráter acadêmico, científico e cultural realizadas pelo estudante ao longo de seu curso de graduação. Estas atividades proporcionam experiências e desenvolvimento de habilidades como: aperfeiçoar as famosas soft skils, aprender a trabalhar em grupo, gerencias prazos e lidar com encarregados, orientadores e patrões; o que atualmente, são competências exigidas no mercado de trabalho e em ofícios pós-graduação. As atividades complementares são atividades curriculares que não estão compreendidas no desenvolvimento regular das disciplinas do curso.

Disponibilizamos aos usuários do site a gravação de um trecho de uma apresentação na qual os coordenadores do curso explicam o funcionamento das atividades complementares:

Abaixo, temos as atividades válidas como créditos complementares:

ACIEPES.pngACIEPEs-Atividades Complementares de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão

São disciplinas alternativas, oferecidas pelos departamentos na qual você pode se matricular da mesma forma que as matérias obrigatórias da grade do curso através da plataforma SIGA.

Numero máximo de créditos válidos por ACIEPE: 6 (seis)

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Aprovação na disciplina-Listagem de notas

Atividades culturais.pngAtividades Culturais e Projetos específicos

As atividades culturais são aquelas relacionadas à musica, teatro, aprender outro idioma etc. Já os projetos Específicos são projetos de extensão já sedimentados pelo DEMa como o Jornal A Matéria, Materiais Jr., BAJA, Aerodesign etc. A carga horária mínima é estabelecida pelo próprio projeto.

Número máximo de créditos válidos por semestre: 1 (Um

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificado emitido pela instituição de ensino ou Relatório aprovado pelo PROEX ou documento oficial emitido pelo PROEX.

Bolsa Treinamento.pngBolsa Treinamento

A Bolsa Treinamento tem por objetivo oferecer aos alunos de graduação da UFSCar a oportunidade de treinamento em atividades ligadas á formação dada pelos cursos de graduação. A forma de se cadastrar para a bolsa assim como a atividade que será desenvolvida, valores das bolsas, requisito e carga horária mínima são informados em um edital, fique atento aos meios de comunicação da UFSCar caso queira desenvolver uma atividade como essa.

Número máximo de créditos válidos por semestre: 3 (Três)

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Relatório aprovado pela PROGRAD (Pró Reitoria de Graduação) ou documento oficial emitido pela PROGRAD

Congressos.pngCongressos

Refere-se às atividades desenvolvidas em Congressos, sejam eles de Iniciação Científica ou Jornada Científica, em Encontros de Extensão e nos de Pós-Graduação relacionados com a área de Ciências exatas, as quais são consideradas globalmente, somando-se o desenvolvimento de todos os itens da seguinte forma:

  1. Participação na organização e nos trabalhos de infraestrutura de qualquer atividade desenvolvida durante o evento (só é válida declaração da organização do congresso);

    Numero máximo de créditos válidos por congresso: 2 (Dois) por congresso

    Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificados oficiais ou declarações oficiais emitidos pela Comissão Organizadora do congresso

  2. Participação como apresentador durante o evento (O certificado dizendo que “o trabalho foi apresentado” não é válido para demonstrar que o aluno apresentou o trabalho)

    Número máximo de créditos válidos por apresentação: 1 (Um) Por Trabalho

    Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificados oficiais ou declarações oficiais emitidos pela Comissão Organizadora do congresso

  3. Participação como ouvinte nas sessões de Ciências Exatas e de Tecnologia (Só é válida a declaração da organização do evento sobre a participação no evento)

          Número máximo de créditos válidos por sessão: 1 (Um) por sessão/bloco de apresentações de trabalhos nos moldes do congresso

          Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificados oficiais ou declarações oficiais emitidos pela Comissão Organizadora do congresso

  1. Cursos de Extensão oferecidos durante o evento, relacionados com Ciências Exatas e Tecnologia (Só é válida a declaração da organização do curso sobre a participação do aluno)

    Número máximo de créditos válidos por curso: 1 (Um)

          Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificados oficiais ou declarações oficiais emitidos pela Comissão Organizadora do congresso

Estágio não obrigatório.pngEstágio não obrigatório

Os estágios desenvolvidos em empresas são aceitos como atividade complementar nas seguintes condições: as empresas devem ser conveniadas à UFSCar e supervisionado pelo Programa de Integração Escola, Empresa, Governo (PIEEG) do DEMa, o estágio deve ser relacionado à área das ciências exatas, a carga horária mínima estabelecida pelo convenio deve ser seguida. O Estágio Profissional obrigatório não é válido como atividade complementar.

Número máximo de créditos válidos por semestre: 4(Quatro)

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Documento oficial emitido pelo PIEEG do DEMa.

Iniciação Científica.pngIC- Iniciação Cientifica

Refere-se ao desenvolvimento de qualquer projeto de Iniciação Científica, com ou sem bolsa, desde que vinculado a um órgão gerenciador oficial, como por exemplo, as Iniciações Científicas gerenciadas pela FAPESP, CNPq e/ou registradas no PUIC da UFSCar

Numero máximo de créditos válidos por semestre: 4 (quatro)

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Documento da Comissão de IC comprovando período ou documento do órgão gerenciador da bolsa comprovado períodos efetivados ou Relatório da bolsa comprovando períodos efetivados ou Relatório e documento do orientador comprovando período

Monitoria.pngMonitoria

São espécies de aulas de reforço para diferentes disciplinas e atividades do curso de Engenharia de Materiais ministradas por alunos de graduação para seus colegas. Os créditos são aceitos desde que a atividade seja reconhecida oficialmente pelo departamento do curso (DEMa). A quantidade mínima de horas a serem gastas na atividade pode ser diferente para cada monitoria e são informadas no edital para vaga de monitor. Caso queira mais informações sobre modo de ingresso nessa atividade ou como funciona detalhadamente confira o texto sobre Monitoria e Tutoria na 19 ᵃ Edição do Jornal A Matéria.

Numero máximo de créditos válidos por semestre/monitoria: 2 (Dois)

Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Relatório aprovado pelo DEMa ou documento de comprovação emitido pela chefia do DEMa.

    Projetos de Extensão.pngParticipação em Projetos de Extensão

    Os projetos de intenção são atividades desenvolvidas pelo aluno em diversas áreas diferentes na UFSCar podemos citar como exemplo o Projeto Pontinha, Operação Natal, AIESEC, entre tantos outros. Só serão válidos os projetos de extensão reconhecidos pela PROEX. As informações sobre o que faz cada projeto e como participar deles são fornecidas pelas próprias equipes, por exemplo, nas apresentações na semana da calourada ou nas redes sociais, fique atento caso queira participar. O número de horas mínimas para realização das atividades do projeto é diferente em cada equipe e você deve buscar informações com elas.

    Número máximo de créditos válidos por semestre: 4(Quatro)

    Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Relatório aprovado pelo PROEX, ou documento oficial emitido pelo PROEX.

    Outras atividades

    1. O exercício de qualquer cargo eletivo (para os quais se realizou eleições) nos órgãos de administração e gestão referente aos alunos para os alunos, como o Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais.

      Número máximo de créditos válidos por semestre: 1 (Um)

      Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Certificados oficiais emitidos pelo centro Acadêmico da Engenharia de Materiais

    1. Quando no exercício de convênios com Universidades estrangeiras, como o convênio de duplo diploma (Brafitec), as disciplinas cursadas onde o aluno obteve aprovação, e não forem reconhecidas para aproveitamento na grade do aluno poderá ser incluídas como Atividades Complementares

      Número máximo de créditos válidos por disciplina: 1 (Um)

      Documentos recomendados para comprovação da realização da atividade: Aprovação na disciplina-Listagem de notas



    SOBRE A DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO:

            A documentação deve ser acompanhada do formulário de pedido de inclusão da Atividade Complementar no Histórico Escolar dos alunos.

         Para as Atividades Complementares desenvolvidas sob a supervisão de órgão gerenciador, o documento necessário para a comprovação é uma declaração ou certificado oficial do órgão gerenciador, especificando o aluno, a atividade desenvolvida, o período de ocorrência e o desempenho; quando necessário expresso de alguma forma que possa comprovar que o aluno foi aprovado na execução da atividade.

             Para as Atividades Complementares desenvolvidas sob a supervisão de um professor, o documento necessário para a comprovação é o Relatório de Atividade Complementar. A declaração do professor que orientou a atividade, com resumo dos eventos, deve ser anexada. Os eventos são no mínimo: tempo da atividade, incluindo data de início e fim, titulo, objetivos e pequeno resumo do que foi realizado.

    TODA DOCUMENTAÇÃO ESTÁ SUJEITA À ANÁLISE DA COORDENAÇÃO DO CURSO



    IMPORTANTE:

    No ENPE o discente deve enviar todos os documentos comprobatórios devidamente assinados e digitalizados por e-mail para curso.materiais@ufscar.br, com a coordenadora e vice-coordenadora do curso em cópia.

    Os Documentos originais deverão ser guardados e entregues quando voltarmos ao ensino presencial!

    O discente deve se atentar para não correr o risco de enviar um comprovante errado.