Estatísticas e Informações

Sendo fundada em 1972, a Engenharia de Materiais da UFSCar foi o primeiro curso de Engenharia de Materiais do Brasil.

Atualmente o departamento conta com 47 professores, dos quais cerca de 43 têm doutorado na área.

O curso é integral, tem o ingresso de 80 alunos por ano por meio do SISU e tem 5 anos de duração, com um total de créditos igual a 266 (3990 horas). Ao longo do curso os alunos têm oportunidades de participar de congressos, fazer iniciação científica, participar dos projetos de extensão do departamento, que são o Centro Acadêmico, a Empresa Júnior, o Jornal A Matéria, e podem concorrer a intercâmbios internacionais.

O Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar conta com cerca de 3200 alunos formados, dos quais, 66,29% se encontram em empresas privadas, 13,33% são docentes em universidades, 8,53% trabalham em instituições públicas, 6,36% se encontram fazendo uma pós graduação, 4,13% são empresários, 0,91% trabalham com consultoria, e 0,35% cursam outra graduação.

Dos ex-alunos que se encontram em empresas privadas, 74,89% estão em áreas relacionadas a materiais, em empresas como a Embraer, Braskem, 3M, Villares Metals, Caterpillar e Saint-Gobain. E 25,11% dos ex-alunos que estão em empresas privadas se encontram em áreas não relacionadas a materiais, como bancos e empresas de logística.

Dos ex-alunos em empresas públicas, 68,8% se encontram em áreas relacionadas a materiais, como a Embrapa, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Marinha do Brasil, Petrobras e o Instituto de Aeronáutica e Espaço. E 31,2% dos ex-alunos que estão em empresas públicas em áreas não relacionadas a materiais, como o Banco do Brasil e a Receita Federal.

Os ex-alunos que partiram para o empreendimento se encontram em empresas como a Consulmat, Afinko, Cenic, Newtech, Grupo Metal, Globalpet, Print Facturing, Polypack e CRC.

Por fim, a parte dos ex-alunos que foram para a área de ensino e pesquisa, atualmente se encontram em instituições como a própria UFSCar, USP, Unicamp, Unifesp, UFMG, UFRGS, UFRN, UFBA, UFG e UTFPR.